Publicado por: Francis Albert Fujii | setembro 16, 2008

A prática de corrida aumenta expectativa e qualidade de vida

Estudo comprova a eficácia de atividades físicas, principalmente corrida, para aumentar o tempo de vida e assegurar habilidades funcionais do organismo
Divulgada recentemente pela Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, uma pesquisa realizada por mais de 20 anos comprova os benefícios dos exercícios físicos, principalmente da corrida, para garantir mais anos de vida com saúde, sem problemas de memória, demência ou perda física e de habilidades funcionais.

O estudo realizado de 1985 a 2005 contou desde o início com pessoas de idade igual ou superior a 50 anos, que foram analisadas durante todo o período. Sem grandes surpresas, os resultados pontuais, assim como o final, mostraram que os exercícios físicos são benéficos à saúde, pois melhoram o desempenho cardiovascular do organismo; evitam a osteoporose, pois aumentam a massa óssea; evitam inflamações, aumentam a capacidade física e são a melhor alternativa para garantir a capacidade de aprendizagem e memória.

Segundo os pesquisadores, algumas pessoas interromperam ou diminuíram a prática de esportes, mas mesmo assim os benefícios da saúde foram mantidos por longos períodos e podem ser percebidos até hoje, mesmo que tenham 90 anos ou mais.

Após quase duas décadas do estudo, cerca de 15% dos estudados que praticavam corrida e 34% dos sedentários faleceram. Entre os esportistas, poucos morreram por problemas cardiovasculares e menos ainda por fatores neurológicos e infecciosos.

Segundo o Dr. Francis Fujii, médico de família e patologista clínico do Delboni Auriemo Medicina Diagnóstica/ DASA, nunca é tarde para começar a praticar esportes e os benefícios para a saúde e ao bem-estar sempre serão percebidos. “O estudo da Universidade de Stanford é focado na prática de corrida, mas vale dizer que todo exercício físico melhora as funções do organismo”, acrescenta Dr. Fujii.

Para iniciar a prática de qualquer esporte, principalmente de corrida, é preciso consultar um médico e realizar um check-up para verificar se está tudo bem com a saúde. “Exames após uma boa avaliação médica cardiovascular e ortopédica, como eletrocardiograma ou teste ergométrico, são essenciais para definir a aptidão do futuro atleta e qual a melhor modalidade a ser escolhida”, comenta o Patologista.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: